O Método Feldenkrais

O Método Feldenkrais tem seu foco na pessoa e utiliza o movimento como ferramenta para o autoconhecimento. É uma abordagem pedagógica que, através do direcionamento da atenção, aprimora a percepção de si, melhora a função e coordenação motora, permitindo a plena expressão do ser no mundo.  Por meio de sequências de movimento, organizadas de maneira a levar o praticante a descobrir seus hábitos e padrões, o Método Feldenkrais oferece um caminho integrativo entre a intenção e a ação. 

 

No cerne do Método Feldenkrais está um estado de espírito que promove um processo de investigação, e não uma busca por soluções. O professor e o aluno se unem para descobrir e promover uma conscientização necessária para o melhoramento das funções motoras. O criador do método, Moshe Feldenkrais, baseou seus conceitos nos princípios da física, da biomecânica, do Judô e em uma compreensão empírica da aprendizagem e desenvolvimento humano que com o passar dos anos, vem se fundamentando também cientificamente.

 

Através da prática regular, um ganho na flexibilidade e na coordenação motora promove uma melhoria nas dores e na capacidade de realizar um movimento de maneira eficiente e confortável. Nas aulas, o aluno é convidado a explorar diversos movimentos para aprender como pode despender menos esforço em suas ações, quais são seus hábitos e como pode mudá-los se assim o desejar. Isso é feito expandindo a autoimagem por meio de sequências de movimento que chamam a atenção para as partes do eu que estão fora da consciência e não estão envolvidas em ações funcionais. Uma melhor função é evocada através do estabelecimento de um relacionamento dinâmico aprimorado entre o indivíduo, a gravidade e a sociedade. O próprio Moshé Feldenkrais definiu função como a interação da pessoa com o mundo exterior ou do eu com o meio ambiente. 

 

Ao permitir que uma pessoa aprenda como todo o seu ser coopera em qualquer movimento, o Método Feldenkrais ajuda as pessoas a viverem suas vidas de maneira mais completa, promovendo o bem-estar e a autonomia.

 

Existem duas possibilidades de abordagem do método: Consciência pelo Movimento e Integração Funcional.


Consciência pelo Movimento

 

São aulas em grupo, ou mesmo individuais, nas quais as pessoas são convidadas a explorar sequências de movimento precisamente estruturadas que envolvem pensar, sentir, mover e imaginar. Muitos movimentos são baseados no desenvolvimento humano e em atividades funcionais comuns. Outros são explorações mais abstratas de articulações, músculos e relações posturais. 

 

As lições consistem em movimentos confortáveis e fáceis que evoluem gradualmente para movimentos de maior alcance e complexidade. As lições tentam trazer à consciência padrões neuromusculares habituais e expandir opções para novas formas de movimento, aumentando a sensibilidade e a eficiência.

 

A condução da aula acontece verbalmente com sugestões para uma exploração suave, de maneira agradável e fácil, para que se possa sentir os efeitos do movimento em todo o ser. Essa abordagem facilita a reciprocidade entre corpo e mente e faz com que em 60 minutos seja possível reconhecer melhorias notórias na postura, nas atividades do seu dia a dia e também em relação à dor. 

 

Integração Funcional 

 

A sessão individual é conduzida de acordo com a demanda e necessidade de cada aluno, de forma natural e em um ambiente seguro. O processo de aprendizagem é realizado sem o uso de qualquer procedimento invasivo ou forçado, com o aluno completamente vestido, respeitando habilidades, qualidades e sua total integridade.

 

Em uma lição de Integração Funcional, o toque do professor reflete para o aluno como ele atualmente organiza seu corpo e suas ações. Por meio de toque e movimentos gentis, são sugeridas possibilidades para novos e mais confortáveis padrões de movimento. 

 

As lições são flexíveis em sua abordagem, determinadas pelas necessidades do aluno. O aluno pode deitar-se confortavelmente em uma maca projetada especificamente para o trabalho ou fazer parte da lição sentado ou em pé. Conforme necessário, o professor também pode usar vários acessórios para dar apoio e conforto ao aluno, facilitar certos movimentos ou esclarecer um movimento.